sábado, 30 de julho de 2011

NECESSIDADE DAS ARVORES

Paulínia por ser um polo petroquímico, deveria incentivar todos os munícipes a fazer plantio de arvore em suas calçadas. Mas o que vemos hoje na maioria é pedido de corte das que já existem uma trite realidade para todos nós. Nosso ar cada dia se torna mais irrespirável e a cada dia que passa empresas se instalam no polo trazendo mais empregos a população local e vizinhas mas também trazendo mais poluição ao mesmo tempo. Não vemos por parte da prefeitura municipal um trabalho de campanha em relação a isso. Gastam tanto dinheiro atoa pra nada e as necessidades cada dia mais distante de se tornar realidade para nós moradores. Choca nosso coração com tanta falta de conhecimento ou ignorância. As vezes a preguiça de varrer a calçada de nossa casa torna motivo de não ter uma arvore plantada, esquecemos da sua importância para melhorar nosso ar poluído que respiramos diariamente

Fonte Google;
Reduzir o efeito do aquecimento global. As árvores atuam como coletoras de gás carbônico. Um hectare de novas florestas retém até 6,25 toneladas deste gás ao ano. As árvores podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. Em 50 anos, uma árvore pode gerar 72 mil reais em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de 84 mil reais e limpará o ar a um valor de 150 mil reais:

BAIRRO ESQUECIDO

A nossa cidade de Paulínia carece de vairas coisas importantes que as vezes nós nem imaginamos que isso exista. Com sua renda per capta sendo uma das maiores do Brasil há quem duvide dessas coisas. O Bairro ALVORADA PARQUE mais conhecido como Betel não possui rede de esgoto até hoje. Em contato com os moradores do local eles disseram que existe dificuldade na implantação do sistema que muitos prometem mas atá agora ninguém teve coragem de resolver o problema. Acredite, isso é em Paulínia a cidade rica que promove eventos caríssimos pra uma minoria de fora usufruir enquanto pessoas que pagam seus impostos e trabalham para o crescimento dessa cidade adormecida para as coisa boas e necessárias. Que todos possam lembrar bem dos que lá estão e até agora não fizeram nada de bom e importante a população do bairro. Enquanto isso a população sofre com mal cheiro das fossas existentes no bairro. Pra piorar a situação, existem muitos pernilongos no bairro devido as fossas. Vamos ver até quando toda essa situação durará...

fonte google
http://criticaedireito.blogspot.com/2010/08/maioria-dos-brasileiros-ainda-nao-tem.html

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PARA INGLÊS VER!

Uma pena que fizeram isso tudo errado, a ideia foi boa, faltou um pouco de atenção e planejamento voltado a questão preservação.

Hoje o contentor na cor AZUL, não atende a necessidade do munícipe de uma forma adequada devido a abertura sobre a tampa, como nós Brasileiro
somos acostumados a gerar muito  materiais recicláveis, colocamos tudo em sanito grande para descarte e aí encontramos dificuldade na hora de depositá-lo dentro do contêiner por sua boca ser muito minuscula. Esse sistema é europeu e lá as coisas são mais alinhados e e ducados.

Quem quiser verificar como funciona é só ir nos bairros
Alvorada Parque, Jardim Europa, Nossa Senhora Aparecida,
Jardim America, Itapoan, parte da região Centro.

Você acha que isso é o suficiente para colocar um saco
com materiais recicláveis? Jamais o munícipe vai picotar seu material para caber dentro do contêiner
rasgando embalagem para quebrar o galho deles?....que faça
bem feito as coisas ao implantar.
Veja o tamanho da boca em relação a caixa?

O que você acha que passa nessa abertura?

Sem antes fazer uma conscientização, fica difícil implantar as coisas
com seriedade em nosso país. Nosso povo necessita de muita educação
a respeito disso. Não é chegar e ir colocando coisas sem antes
fazer uma divulgação com consciência e respeito.  Segundo informação
o contêiner AZUL fica fechado para que todo reciclável coletados
sejam enviado para cooperativa da cidade. Pense comigo, se fosse
realmente preocupação ambiental as pessoas envolvidas no projeto
já teriam feito alguma coisa pra evitar que materiais recicláveis fossem
depositado dentro do verde e sim dentro do azul. Repito, para
empresa que cuida da limpeza da cidade não importa se estão colocando
certo pois, pra ela o que interessa é a redução de pessoas e equipamento.
Está longe de ser por amor a NATUREZA...

Existem em alguns bairros da cidade de Paulínia onde foram implantados o sistema de contentores para a coleta seletiva de lixo. O projeto se fosse pensado realmente na questão ambiental seria um dos maiores ganho para todo mundo. Mas a história não é bem assim e existe muita falcatrua nesse projeto. Primeiro que implantando esse tipo de coletores a empresa que faz o trabalho de limpeza pública, reduz em muito seus gastos, ao invés de passar todos os dias em certos bairros fazendo a coleta ela pode passar trés dias apenas, reduzindo assim pessoas e equipamentos. Essa história de que está fazendo pensando no meio ambiente é pura falsidade devido a mesma não fazer a seleção dentro de sua unidade. Quando implantado esse sistema, muitos dos munícipes questionaram que era mais um motivo deles estarem desviando dinheiro nesses projetos sem nenhum conhecimento da população. Hoje passamos pelo centro e vemos que a maioria dos munícipes não fazem uso dos contentores que foram deixados em certos locais sem a devida permissão dos moradores. Muitos bairros reclamam da falta de higiene dos contentores e do mal cheiro que ele oferece. Esses contentores passam por higienização mensalmente por empresas credenciadas. O que mais nos deixa sem palavras é o sistema que eles optaram, existem dois tipos de contentores azul para recicláveis e o verde para organico. O azul fica sempre fechado obrigando o munícipe jogar o deixar fora seu reciclável devido não passar pela boca existente sobre a tampa. O verde que era pra ser só orgânico acaba virando recipiente do AZUL por ficar totalmente aberto. Na minha opinião ele sim era pra ficar trancado. O munícipe até que colabora o que está em desacordo é o sistema implantado, mas o que importa é o marketing que a cidade está fazendo com esse sistema, se está realmente ajudando o meio ambiente não interessa, pois se fosse pensando no meio ambiente todos lutavam para sanar coisas erradas em diversos bairros da cidade. Então não se engane e não se iludam com isso pois, tudo não passa de marketing sobre meio ambiente.

CUTUCANDO APARECE

A inocência de muitos de nós faz com que não fiquemos sabendo de um montão de coisas erradas escondidas por de traz dos bastidores na câmara municipal. O Brasil é um país rico de diversidades inquestionáveis e não podemos conviver com essas palhaçadas infantis. Ainda bem que tudo está sendo posto a transparência nesta cidade, um pouco tarde mais ainda existe possibilidade de se tornar uma cidade de Feliz de verdade onde não tenhamos desvios de interesses a toda a população Paulinense. Uma cidade que maquea sua realidade, de um lado mostra uma coisa, mas bem ali perto a coisa é bem diferente. Enquanto focam interesses em filmes e coisa e tal, a população fica a espera de escolas, saúde, educação, segurança e trabalho.



APERTANDO O CERCO

Ainda bem que algumas leis em relação ao meio ambiente está se tornando verdade neste país. Cada vez mais temos informações das redes de supermercado tirando de circulação a famosa sacolinhas plastica campeã no Brasil e vilãs na agressão ao meio ambiente por demorar cerca de 400 anos sua decomposição. Que bom que atitudes como estas estão sendo tomadas, assim podemos ajudar o planeta se recuperar mais depressa.

Preserva Paulínia: RECICLAR É TAREFA DE TODOS

Preserva Paulínia: RECICLAR É TAREFA DE TODOS

terça-feira, 26 de julho de 2011

OS NOVOS INTERESSADOS

Já tem nome novo na praça querendo fazer parte na política de nossa cidade para 2012. Só faço uma pergunta?
Quem são essas pessoas, será que realmente estão pensando em trabalhar? Desde já se faz necessário ir analisando cada um deles. A procedência desses candidatos é muito importante para a população da cidade, que as escolhas sejam feitas de forma bastante coerente e cuidados para não tornar novamente um descaso para todos nós. O eleitor deve aproximar bem do candidato analisando sua postura, se vem de uma família descente, quais são os seus projetos e idéias, sua participação na religião porque um político deve ter no minimo princípios religiosos sem isso fica difícil acreditar num bom trabalho. Como católico participante, tenho que olhar para um que seja empenhado pela sua igreja, quando falo igreja, falo olhar para todos não para minoria que os colocou lá e independente da crença também. O bom político tem a obrigação de governar bem para todos sendo assim ele pode durar por muito tempo no comando da cidade, do contrario ele pode permanecer comprando as pessoas sem instrução religiosa e sem caráter por cestas básicas, pagamento de contas de água e luz entre outros favores desonestos que maus politico praticam na cidade. É triste saber que muitos só se reelegem fazendo essas coisas nojentas durante seu mandato através das pessoas que a procuram.
Mas como todos nós pagamos por aquilo que cometemos de errado....vamos ter nosso troco pode ter certeza disso.

                                                                                                                          JOSÉ NETO FERRAZ

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ELEIÇÕES 2012

Momento importante para todos nós cidadãos que queremos ter uma vida melhor visando a saúde, educação, lazer, trabalho etc...Democracia é isso, se queremos ou não ficar com os mesmos que nos representam. Quando um grupo é eleito pelo povo para representar e trabalhar pelo mesmo e não exerce aquilo que a população espera o povo deve optar pela troca de todos, nunca deixar ficarem velhos no comando do barco.Não adianta colocar remendo velho em roupa nova, não basta eleger uma  só pessoa para fazer parte do conjunto de representante é necessário a troca de todos.Só assim podemos acompanhar a conduta de cada um e analisar se eles estão de acordo em fazer o bem para aquela população.Substituir apenas um ou dois é dar oportunidade aos que ficam e agirem talvez com descaso com os demais. Ficar de olho no comportamento dessas pessoas que nos representam é dever nosso, verificar quais as prioridades que eles votam também é de nossa responsabilidade. É preciso ficarmos atentos, qualquer descaso,abandono, falta de atenção ao munícipe é preciso ficar sobre alerta, pois é sinal que algo não está conforme por parte deles e sendo assim não merecem mais estarem ocupando as cadeiras que ocupam.


Pensem nisso!!   


                                          JOSÉ NETO FERRAZ

sábado, 23 de julho de 2011

ENQUANTO ISSO???

Se nos hotéis da cidade não há mais espaço para receber os turistas para o evento do ano o SWU as prioridades como sanar despejo de esgoto em vários locais da cidade onde nos deixa perplexo pelo descaso que as autoridades parecem não saber. Uma cidade que promove school caríssimo para uma minoria e que as vezes a maioria nem é do município. Assim fica muito fácil de elogiar qualquer cidade que eu for pois não conheço os problemas que ela tem, isso se chama marketing de uma cidade recheada de pendencias importantes. Fica o convite para quem quiser conhecer um descaso de uma cidade rica onde não vê isso como prioridade de uma população. Enquanto isso lagoa do bairro João aranha uma área de reserva ambiental fica a merce do abandono e aí....quando será resolvido essa parada?

QUAL SERÁ A MAIS PRIORITÁRIA?


Hotéis de Paulínia estão lotados para o SWU

SEX, 22 DE JULHO DE 2011 09:32
PORTAL DE PAULÍNIA
Frente de um hotel em Paulínia passa por reforma para receber hóspedes para o SWUQUATRO MESES ANTES DO FESTIVAL, É DIFÍCIL ENCONTRAR VAGAS ATÉ EM CIDADES VIZINHAS

O festival de música SWU só acontece em novembro em Paulínia, entretanto, cerca de quatro meses antes, os hotéis da cidade já não têm mais vagas para o fim de semana do evento. Conseguir um quarto está difícil até em cidades vizinhas.

São esperados mais de 70 mil visitantes diários no festival, quase a população da cidade. Todos querem ver de perto, atrações com banda de metal Megadeth, o rapper Snoop Dogg e o grupo pop Black Eyed Peas.

Além dos palcos, haverá cinco espaços de camping, com espaço para 10 mil pessoas. A ideia é que o publico permanece no parque durante os três dias de festa.

Quem não quiser ficar no camping, já enfrenta dificuldades para fazer reservas. Não há mais vagas em nenhum dos sete hotéis da cidade. Uma gerente de um dos hotéis da cidade disse que a dificuldade de se encontrar vagas é por conta do pessoal que organiza o evento e já fica aqui na região.

Com tanta procura, o hotel resolveu apressar as obras de ampliação, e pretende disponibilizar mais 11 apartamentos até novembro. Isso, entretanto, não será suficiente para atender nem a lista de espera, que já tem 50 nomes.


     JOSÉ NETO FERRAZ

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais uma bomba!!!

A igreja não está desatenta, graças a Deus. Estamos com ela e quando chegar o baixo assinado com certeza vamos todos assinar com muita honra. Deixar para os maus "políticos" só irão fazer caca. É nossa vez de agir como cristão católicos, espero que essa lista chegue até nós urgente.
                                                                                                                              JOSÉ NETO FERRAZ

 http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/igreja-catolica-colhera-assinaturas-contra-novo-codigo-florestal

Por que ao invés de Incineradores não qualificar catadores?

As empresas que cuidam dos lixos de nossas cidades estão cada vez mais rica, enquanto aquilo que produzimos se torna um rejeito fedido para nós eles fazem uma lavagem cerebral em todos falando da importância da incineração por motivos de geração de energia e também a não utilização de terrenos que poderiam ser usado para moradias.  Mas uma vez fica claro para todos nós que não estão preocupados coisa nenhuma com a natureza e sim com o super faturamento que garante poder no mercado e enriquecimento rápido. Nossa prefeitura tem condições de montar uma bela triagem de material reciclável ao invés de apoiar incineradores em empresa privada no município. Como falta competência, conhecimento e amor ao próximo fica mais fácil fazer marketing do assunto e pronto. 

                                                                                                                                   JOSÉ NETO FERRAZ

É A IGREJA CATÓLICA TAMBÉM PREOCUPADA!

As vezes fico feliz por ver essa preocupação da igreja, sempre fico na esperança de algo novo acontecer para todos nós como convite em fazer algo a mais. Está claro pra todo mundo que a coisa não está pra brincadeira, pena daquele que achar isso tudo uma perca de tempo e não fazer sua parte mesmo pequena que for. Temos que tomar certas atitudes em todos momentos de nossa vida. Ao comprar um lanche, evite que o mesmo seja embalado em material em isopor, ele é um problema ao meio ambiente. Quando for ao supermercado comprar carne, evite também pegar aquela que já está embalada nas bandejinhas de isopores com isso você estará ajudando de duas formas a natureza, não pegando isopor e também evitando corte de fontes de trabalho pois estando tudo embalados o supermercado reduz pessoas para atender, pense nisso.

                                                                                                                       JOSÉ NETO FERRAZ


Para refletir




Igreja Católica considera a poluição pecado grave



O presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, cardeal Renato Raffaele Martino, afirmou que quem destrói o meio ambiente "comete um pecado grave", em entrevista publicada hoje pelo jornal Il Messaggero.

O cardeal Martino explicou na entrevista o ponto de vista da Igreja Católica sobre a destruição ambiental, que considera um "insulto a Deus".
"Jogar uma sacola de lixo na rua é um pecado venial. Mas quem destrói a Amazônia comete uma ofensa grave. Destruir o grande pulmão verde que é a floresta amazônica prejudica toda a humanidade e não só a população local", explicou Martino.
O cardeal anunciou que o Conselho está estudando a criação de um documento sobre o meio ambiente. Ele comentou ainda que a Igreja Católica sempre mostrou preocupação com o planeta e que no Catecismo se lê que "a terra e seus bens são um dom que o homem pode usar, melhorar, mas não destruir".
O bispo explica que para defender o meio ambiente "é necessário mudar o estilo de vida, sobretudo no Ocidente". "A mudança tem que começar com um novo caminho educativo, começando pelas escolas. Falta uma educação ambiental em todos os níveis e a percepção das conseqüências da poluição", acrescentou.
Ele lamentou a falta de um acordo sobre a proteção ambiental entre os países do G8 (os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia), pedindo alguma medida diante do que considerou "um problema urgente" .

NÃO IMPORTA A CRENÇA, TODOS POR UM PLANETA SAUDÁVEL

É muito importante saber que outras denominações religiosas também estão empenhadas em fazer alguma coisa para ajudar o planeta. Como diz o testo sitado abaixo fonte Google, nosso papel não é só amar a Deus e sim também a natureza, ficamos implorando a Deus ajuda porem esquecemos de ajudar ela se recompor com nossas atitudes simples que cabe para cada um.

                                                                                        JOSÉ N. FERRAZ


PARA REFLETIR


Fonte Google:

Meio Ambiente e Igreja: ‘Cristão Deve Estar mais Preocupado Que o Greenpeace`


Assuntos sobre meio ambiente e ecologia já fazem parte da Igreja evangélica na pós-mordenidade, saindo cada vez mais da teoria e se tornando práxis.
Os conceitos de mordomia cristã sempre estiveram presente nas escrituras, desde Gêneses, quando Deus manda o homem cuidar do jardim do éden. Mas os evangélicos sempre mantiveram o foco na salvação da alma, e esqueceram que a natureza também precisava de salvação.
A primeira reunião no mundo convocada pela ONU, foi a Conferência as Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em junho de 1972.
Na mesma época, dois anos depois, aconteceu o primeiro encontro do que veio a ser o Movimento Lausanne, em 1974, na Suíça foi um grande encontro de evangélicos do mundo inteiro, com o objetivo de evangelizar o mundo.
A 1° Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e o 1° encontro do Movimento Lausanne, parece não ter nada em comum, além do fato de acontecer na mesma época. O primeiro tem o objetivo de salvação do planeta e o segundo a salvação de seus habitantes.
Mas acontece que o primeiro encontro de Lausanne, gerou o que nós conhecemos como o Pacto de Lausanne, e com o pacto de Lausanne surge a nova ótica de missões, a Missão Integral. A Missão Integral não é mais só a salvação da alma, ela propõe que a justiça e a justificação pela fé, o louvor e as ações políticas, a transformação no âmbito espiritual, material e pessoal, e as mudanças estruturais devem caminhar juntas.
Ed Rene Kivitz, um dos pregadores da missão integral no Brasil, disse que “O caos do universo é fruto da rebeldia da raça humana em relação ao Deus criador; a redenção do universo – fazer convergir todas as coisas em Cristo”.
Para John Medcraft, pastor e presidente da Igreja Ação Evangélica, não existe dúvida “Cuidar da natureza faz parte da missão integral do Cristão”. John Medcraft chega a dizer que “o Cristão deve estar mais preocupado com o meio ambiente do que o Green Peace”.
A missão integral que começava a aparecer no primeiro encontro de Lausanne, fica evidente no último Lausanne (Cidade do cabo, 2010) e a relação de meio ambiente e Igreja chegou a ser um assunto tema no Congresso.
Ken Gnankan, um dos participantes do último Lausanne, disse no encontro que “Os Cristãos tem sido atacados por uma interpretação errônea da doutrina bíblica da criação”. Segundo ele, “Temos o mandato de Deus para nós semos guardiões, mordomos da criação de Deus”.
No Brasil, os evangélicos quase elegeram uma presidenta evangélica: Marina Silva, que foi ministra do meio ambiente por mais de 5 anos.
O deputado estadual José Bittencoutr, presidente do Instituto Teológico Betel do ABCD, criou um projeto de lei (PL1093) chamado “Selo Igreja Verde” que seria entregue às Igrejas comprometidas com a causa do meio ambiente.
Para ele “as Igrejas verdes abriram espaço para a conscientização ecológica”.
Mas não pára por ai a luta de evangélicos pelo o envolvimento da Igreja evangélica com a causa do meio ambiente. Referências como Ariovaldo Ramos, percussor da Missão Integral e presidente da visão mundial no Brasil, sempre usa o seu twitter para incentivar a luta pelo o meio ambiente: “Derrubada volta a crescer na Amazônia”.
Hoje temos até evangélicos considerados “ecocapelões” como é o caso Valter Ravara, o criador do Instituto Gêneses 1.28, que trabalho com consciência ambiental nas Igrejas além de ser também um dos responsáveis pelo o lançamento de uma versão da Bíblia chamada Bíblia Verde.

Conscientização importante

Quero parabenizar o ECC, encontro de casais com Cristo, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus Paulínia SP, pela iniciativa em não usar mais copos de plásticos descartáveis em seus pós encontros na comunidade Nossa Senhora Aparecida. São atitudes como essa que mereciam ibope e não marketing furado dos meios de comunicação a respeito, nossa ação fala mais alto e deve ser anunciada para todos principalmente quando se fala de igreja. Enquanto ficam fazendo discursos o que fazer com o meio ambiente, atitudes importante como essas fazem a diferença lá na frente.
Mais uma vez PARABÉNS AO ECC.


                                                                                                                             JOSÉ NETO FERRAZ

NECESSIDADE DA DIVULGAÇÃO CF2011

A igreja não pode de forma alguma deixar enfraquecer o tema da campanha da fraternidade de 2011. A necessidade de se fazer um trabalho mais forte em favor da natureza é cada vez maior, estamos percebendo que o ano está se passando e muito pouco vemos comunidades fazer alguma coisa. Não é atoa que as coisas estão do jeito que está. Nosso povo precisa ser encorajados pelos nossos Padres, bispos e pessoas que participam de uma forma mais integrada na comunidade. É triste ver um assunto tão importante como esse correr o risco de ser mais um somente no tempo quaresmal. Digo isso porque tenho exemplo de trabalho a respeito e sei que é possível fazer muita coisa. É preciso ter coragem de falar e agir, fica feio para nós quer dizemos ser CATÓLICOS  e que amamos a CRISTO e não fazer nada de concreto em favor da natureza. Basta fazer o pequeno que todos irão copiar quando monos esperarmos se tornou grande.

                                                                                    JOSÉ NETO FERRAZ

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESTIAGEM

Atitudes como estas contribui muito para o ar que já é poluído ficar ainda pior!

Lixo não se queima e sim recicla!
É Comum nesta época do ano vermos queimadas em matas ou reservas ao redores das cidades. Não bastasse a falta de consciência das pessoas em relação ao lixo gerado diariamente nas cidades, ainda existe essa ação criminosa que são as queimadas. A cidade de Paulínia está bem ao lado de um polo petroquímico e os gases poluentes já faz uma mal danado a população e para piorar toda situação não existe um trabalho voltado para essa questão onde alertasse a população, isso seria muito importante já que falam tanto de meio ambiente. 

domingo, 17 de julho de 2011

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

Os meios de comunicações servem para divulgarem as coisas interessantes para todos mas, nem sempre ela chega de forma segura e verdadeira. A corrupção faz parte de toda nossa geração independente de raça, cor e religião. Dá a entender que ninguém quer se arriscar a falar a verdade com medo de não poder se beneficiar-se de algo a conquistar seja politica ou social. Os teles jornais mais favorecidos nunca mostram as verdades para a população sempre há questões que não podem ser divulgadas, isso é omissão um desrespeito com o telespectadores e ouvintes. Fica muito fácil quando se maquea certas situações, acaba mostrando um país, estado, município ou cidade sem seus problemas ou dificuldades. Nós como telespectadores, temos que nos atentar quanto a isso tudo, para não criarmos uma imagem enganosa aos nossos filhos e pessoas ao nosso redor. As programações de certas emissoras de televisão de hoje, deixam muito a desejar nas suas informações,  para diversas idades, não há uma preocupação por parte de políticos ou órgão que apura certas publicações nesses canais. Não adianta falar de educação se em certos canais de televisão estão fazendo tudo ao inverso, fica difícil para todo mundo. Sofre professores, famílias e sociedade como um todo. É cada vez maior o numero de adolescentes com posturas inadequadas perante diversos meios da sociedade devido ao desamparo onde caberia o estado por lei proteger com respeito. Estamos caminhando para o caos, ninguém mais conseguem entender onde está a falha quando na verdade acham que criando leis mais severas irão resolver todos os problemas que aí estão. Devemos mudar nossa postura como cristão e cidadão de bem que somos. Tudo está favorável para não termos pessoas de bem devido a maneira que são condizido as coisas neste País tão belo e rico. Educação precárias, Saúde falida, Segurança mal distribuída. Parte dos meios de comunicação não seguros, Meio ambiente sendo destruído sem atenção especial. Moradia escassa e incompatível para todos. Trabalho tem bastante mas sem qualificações para os interessados. Juros então....Precisa mudar para as coisas mudarem juntas e aí termos um País descente para todos.
                                                                                                                           
                                                                                                                                   José Neto Ferraz


Para refletir
Domingo dia do Senhor!


Evangelho (Mateus 13,24-43)
 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo: 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado. Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!”
31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. 
36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.