sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Do pó viemos e para o pó voltaremos

A unica certeza que todos nós podemos ter é que todos iremos voltar para a origem de onde viemos.
Muito belo saber que somos criatura de Deus o criador e que ele nos confiou tanta coisa para nosso bem comum. Apesar das adversidades existente entre nós somos capazes de perceber essa grandeza chamada de graça dada por Deus. Na quarta feira dia 22/02 inciemos o período quaresmal na igreja católica onde começa um tempo de preparação do nosso coração e nosso ser. Momento em que todos nós católicos somos chamados a conversão para a chegada da páscoa. Neste período quarentena muitos de nós optamos por fazer jejum de algo que gostamos, nada fácil para quem está acostumado o ano inteiro a comer tudo que gosta mas, é necessário fazer essa penitencia. O mais belo de tudo isso é saber que a igreja no mundo inteiro se volta para esse período.  


É na quarta-feira de cinzas que começa a quaresma. Passam-se quarenta dias antes da Sexta-feira Santa. O nome “oficial” da quarta feira de cinzas é “ O Dia das cinzas”. O motivo pelo qual este dia ficou conhecido como quarta-feira de cinzas é que são 40 dias antes da Sexta-feira Santa, e o primeiro dia é sempre uma quarta-feira. A Bíblia não menciona a quarta-feira de cinzas. 

O período da quaresma tem como objetivo ser um tempo no qual as atividades e hábitos pecaminosos são abandonados. A quarta-feira de cinzas é o início deste período de arrependimento. A Bíblia contém inúmeras narrativas de pessoas usando “poeira e cinzas” como símbolo de arrependimento e/ou sofrimento (Gênesis 18:27; II Samuel 13:19; Ester 4:1; Jó 2:8; Daniel 9:3; Mateus 11:21). A tradição é que se desenhe, com cinzas, o sinal da cruz na testa da pessoa, como símbolo de sua identificação com Jesus Cristo. Um conceito parecido é mencionado em Apocalipse 7:3; 9:4; 14:1 e 22:4.

Deve o cristão observar a quarta-feira de cinzas? A quarta-feira de cinzas, junto com a quaresma, é observada pela maioria dos católicos, pela maioria das denominações ortodoxas e algumas denominações protestantes. Como a Bíblia, em nenhum lugar, ordena ou condena tal prática, os cristãos estão livres para, em oração, decidirem se vão ou não observar a quarta-feira de cinzas. Se um cristão se sente movido pelo Senhor a observar a quarta-feira de cinzas ou quaresma, o importante é que o faça sob a ótica bíblica. É boa coisa se arrepender de atividades pecaminosas. É boa coisa claramente se identificar como um cristão. Mas não é bíblico crer que Deus vai, automaticamente, abençoar você em resposta a observação de um ritual. Deus está interessado em nossos corações, não em que observemos rituais. Veja Mateus capítulo 6, versos 1-8.

Um abraço e boa leitura nesta quaresma!

                                                                  Jose Neto Ferraz