sábado, 7 de julho de 2012

ATITUDE CORRETA

Como é gratificante pra gente fazer algo em favor da natureza, não tem outra coisa melhor fazer isso.
Nossa rua ja existe bastante árvores plantadas graças ao apelo que faço as pessoas com quem converso e informo da grande importancia que isso significa. Embora as árvores remetam a uma atmosfera bucólica e distante dos grandes centros urbanos, a presença delas nas cidades torna o ar mais agradável e fresco. Além da sombra, as árvores também contribuem com a preservação do solo, prevenção de enchentes e produção de frutos comestíveis. Um antigo ditado diz que as pessoas precisam plantar ao menos uma árvore em vida, mas isto pode não ser suficiente. Calcula-se que seria preciso dez árvores para criar oxigênio suficiente para uma pessoa respirar durante um ano.Já no ensino fundamental aprendemos que as árvores absorvem dióxido de carbono, mas o que muita gente não sabe é que elas também absorvem do ar poluentes pesados como chumbo, manganês, fuligem e óxido nitroso. Estes tóxicos ficam armazenados na madeira da árvore e quanto mais velha ela for, mais absorverá.
Ela foi plantada numa calçada de um inquilino recem chegado na rua, foi pedido ao dono da propriedade e em suguida realizado o plantio.
Fiz questão em convidar uma criança para participar do evento
para que ela possa desde já ir sentindo o gosto e o prazer
de se plantar uma árvore. Vizinhos recem chegado na rua.
Ao lado da criança que está participando do plantio, estava mais
tres crianças na idade de 2 e 3 anos.

Muito importante envolver as crianças neste trabalho tão
necessário nos dias de hoje. Se fala tanto mas pouco se
faz em prol desta causa. Nosso País criam muitas barreiras
quando se fala em fazer algo pela natureza e com isso
ninguem se interessa.

Espécie típica da flora brasileira, é uma árvore-símbolo da Região Nordeste, com grande valor simbólico, principalmente no estado de Pernambuco. O Oiti é o fruto do Oitizeiro (Licania Tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae, que pode atingir altura de oito a 15 metros. Procedente das restingas costeiras do Nordeste do Brasil, o seu fruto tem casca amarela mesclada de verde quando madura, cerca de seis a oito centímetros de comprimento; polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte e caroço volumoso.

Nunca devemos pensar que elas demoram para crescer,
demora se agente não plantar. Uma ávore não é plantada
grande e sim, a  muda. Num futuro proximo ela já pode
nos alegrar com sua sombra e cantigas dos pássaros.
VALE APENA O ESFORÇO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário