sábado, 16 de julho de 2011

AQUECIMENTO GLOBAL

Todos nós podemos fazer um pouquinho para ajudar a situação no planeta , é só deixar a preguiça do lado e fazer. Hoje encontramos muita informação sobre o assunto e de como fazer, só não faz quem não quer e o mais importante é que podemos utilizar de coisas descartáveis que seriam jogados no lixo. Nós Brasileiros somos muito  acomodados com certas coisas, vemos diversas reportagem de pessoas que foram a traz e hoje estão colhendo frutos através de sua persistência. Não podemos apelar somente pelo novo e sim fazer reuso de algo, agindo assim estamos colaborando de forma correta com o meio ambiente e o planeta.
Incomodado com tanto lixo gerado em minha casa, faz 5 anos que tomei uma decisão de não jogar fora materiais que poderiam ser reciclados. Não contente com essa etapa, incomodava também o lixo orgânico gerado em minha casa, optei em fazer a compostagem também, hoje estou muito feliz pela insistência da minha própria pessoa, faço compostagem do lixo que gera em minha residencia. Como já falei, simples de fazer, basta deixar a tal preguiça que domina a maioria da nossa população Brasileira.


Veja alguns exemplos de como fazer....simples


Todo tipo de cascas de frutas, verduras, ovos, e derivado de vegetal, exceto óleo e carne. A principio se faz necessário entender todo o processo da criação se não caímos em tentação de não fazer nada. Esse trabalho é para pessoas que realmente quer mudar seu habito errado. São para pessoas corajosas e que queiram transformar esse nosso mundo. 

Sabe aquelas folhas de quintal que você varre e depois coloca dentro do sanito e manda como lixo?.....então, pode se tornar um rico adubo natural para suas plantas e jardins. Vale apena tentar........deixar a preguiça é claro
 se não você não consegue fazer!

Outra coisa importante que tenho observado é que a maioria
das pessoas como jardineiro de empresa, cortam a grama e depois
colocam dentro de sanito e jogam fora. Para eles o importante é a
limpeza, não importa se o pé da planta está protegido ou não. A planta necessita de cobertura morta ou matéria orgânica para proteção de suas raízes, com isso você evita de molhar todos 
os dias e com o tempo vai se tornando matéria orgânica natural para a ela.

Você pega duas tabuas do tamanho do seu espaço que existe em seu quintal. prende bem para não tombar lateralmente. Depois é só fazer as divisórias com tabuas mesmo. Deixe um pouco de terra para cobrir após colocar o material orgânico. Coloque grama seca para não ressecar o material em decomposição é importante molhar e observar sempre se não está muito úmido. A borra do café é importante para evitar mal cheiro e afugentar insetos como formigas entre outros.

Não se preocupe com o aspecto que dará em seu quintal, o mais importante  é que você estará ajudando o meio ambiente e dando seu exemplo ao mundo. Ao colocar sua cabeça no travesseiro ficará feliz em saber que está fazendo alguma coisa muito útil ao planeta. Pense nisso!!

Esse é o composto depois de pronto,gratuito e rico para
as plantas e jardins. Agora é usar e abusar!!



Para isso é importante deixar sempre um espaço sem concreto no seu quintal. Dois  motivos importantes:
1ª Quando a chuva vier, ela penetrará silenciosamente na terra ajudando assim as reservas  naturais.
2ª Você poderá fazer isso sem nenhum custo adicional.


Experimente ajudar o planeta com gestos simples que está ao seu alcance!!!!!
vale apenas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário